Filme e debate encerram Semana do Calouro 2017
Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017.
No último dia Semana do Calouro 2017, 10 de fevereiro, os estudantes participaram de sessões de filme seguidas de debate na Direito São Bernardo. As atividades foram realizadas pelo Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz, que mediou uma conversa entre os estudantes a respeito dos diversos conceitos do Direito, e de outras ciências humanas como Filosofia e Sociologia, encontrados no filme “O Leitor”.
 
Lançado em 2008, o filme retrata uma Alemanha pós-guerra, onde Michael Berg (David Kross e Ralph Fiennes), um adolescente de 15 anos, começa um romance com uma mulher mais velha, Hanna Schmitz (Kate Winslet), de 36 anos. Após algum tempo, Hanna desaparece da vida do jovem sem explicações. Anos mais tarde, Michael, agora um estudante de Direito, reencontra a mulher em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas. O filme foi baseado no livro homônimo escrito por Bernhard Schlink, que é professor de Direito e Filosofia do Direito.
 
A partir do contexto da obra e da conduta ambígua dos personagens, os estudantes discutiram conceitos como ética e moral, questões ligadas aos Direitos Humanos e ao processo judicial, a relação entre justiça e as leis, além de temas históricos, como a culpa Alemã, no que diz respeito à ascensão do Nazismo, o Tribunal de Nuremberg, entre outros. Os calouros participaram da conversa com muitas questões e opiniões sobre os conceitos apresentados pelo professor Marcelo.
 
Para Larissa Sampaio Zanelatto, do 1ºAD, esse tipo de atividade é muito importante para a formação de um profissional do Direito, pelo tipo de reflexão que incita, sobretudo com o apoio do professor e a possibilidade do debate com outros estudantes. “Deu para perceber que, por mais que tentemos discutir assuntos importantes como esses, como o abuso, a justiça, deve-se ressaltar que temos que ver os diferentes pontos de vista em diferentes sociedades”, declarou a estudante.
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama