Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz assume coordenação pedagógica da graduação da Direito São Bernardo
Segunda-feira, 06 de março de 2017
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo contará com um novo coordenador pedagógico no curso de graduação a partir de 2017: o Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz. Com graduação e doutorado em Filosofia pela FFLCH – USP (Ética e Filosofia Política), o professor atua na docência no ensino superior desde 2006, mesmo ano em que ingressou na Direito São Bernardo como contratado para lecionar a disciplina Filosofia Geral, hoje denominada Ética e Teorias da Justiça. Em 2011, ele se tornou professor titular da disciplina, sempre atuando junto aos alunos do primeiro ano da graduação.
 
À frente da coordenação pedagógica da graduação, o Prof. Marcelo vai privilegiar questões relacionadas à metodologia de ensino, assim como deve incentivar projetos interdisciplinares que articulem as práticas em sala de aula com o âmbito da pesquisa e da extensão. Além disso, pretende fomentar uma integração mais intensa entre os estudantes e as possibilidades oferecidas pela biblioteca da instituição.
 
“O atual desafio é trabalhar junto com professores, funcionários e alunos para desenvolver toda a potencialidade que a faculdade possui e, assim, atingir resultados ainda melhores do que aqueles que já alcançamos. Temos uma estrutura diferenciada, um corpo docente altamente qualificado e alunos de grande qualidade para isso. Meu objetivo é contribuir ainda mais para o desenvolvimento da instituição”, afirmou o novo coordenador.
 
O Prof. Marcelo explica que vai buscar estabelecer um diálogo com os alunos de maneira mais próxima, para entender melhor as necessidades do corpo discente. Uma das iniciativas que contribuirão nessa questão, será a implantação integral do novo projeto pedagógico, que entrou em vigor durante o ano de 2016. O projeto inclui instrumentos de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos novos estudantes, como as tutorias e atividades complementares de formação básica, que estão sendo planejadas para implantação durante essa gestão.
 
Os planos da coordenação pedagógica também incluem: maior integração da Direito São Bernardo com instituições de ensino superior da região, sobretudo a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC); ampliação de atividades culturais, assim como um trabalho mais próximo e articulado com a pós-graduação da Faculdade.
 
O Prof. Marcelo Koch Vaz vai assumir a função antes exercida pelo Prof. Mauro Pardelli Colombo, que passa a atuar como assessor da Direção, mas que vai apoiar o novo coordenador ao longo deste ano. “É uma honra substituir o professor Mauro Pardelli na função. Ele possui o reconhecimento de todos, fez o trabalho de coordenação com grande qualidade. Ele conhece muito bem a instituição e sua história. Espero ainda aprender muito com ele ”.
 
O novo coordenador pedagógico também expressou seu agradecimento ao diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, pela confiança nele depositada para assumir o cargo. “Foi uma surpresa receber este convite e a confiança do atual diretor, Dr. Rodrigo Gago. É um desafio que assumo com a convicção de que posso contribuir com a nossa instituição”, declarou o Prof. Marcelo.
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama