Profa. Dra. Nélida Cristina dos Santos assume coordenação dos cursos de pós-graduação da FDSBC
Quinta-feira, 09 de março de 2017
Desencadear mais visibilidade para os cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é um dos principais objetivos da nova coordenadora do setor, Profa. Dra. Nélida Cristina dos Santos. Conhecida pela tradição e qualidade de ensino, a Direito São Bernardo busca atrair profissionais e acadêmicos da região do ABC e cidades próximas para os cursos de especialização que oferece em diversas áreas do Direito.
 
A professora Nélida foi aluna da Direito São Bernardo, graduando-se em 1990. Obteve o título de especialista em Direito Tributário pela PUC/SP, em 1997, de mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, em 2002, e de doutora em Direito pela PUC/SP, em 2009. Começou a lecionar na instituição no ano de 2003, por meio de concurso público, na disciplina de Direito Tributário. Em 2009, assumiu a coordenação do curso de especialização em Direito Tributário. Além disso, é autora de livros, entre eles, a obra “Capacidade Contributiva e os Símbolos de Riqueza”, publicado pela Lex Editora.
 
“Meu propósito é tornar maior a visibilidade da instituição no campo da pós-graduação, além de alinhar seu papel junto à graduação, no sentido, inclusive, de dar oportunidade aos nossos jovens especialistas que possuam vocação acadêmica. Já existem algumas propostas que vamos buscar desenvolver, naturalmente, com a integração dos professores da graduação”, afirmou a professora, que assume em 2017 a posição anteriormente exercida pelo Prof. Dr. Tarso Menezes de Melo.
 
A coordenadora destacou ainda que estão em análise propostas de implantação de novos cursos de curta duração, além dos já oferecidos pela instituição durante o período de férias, em horários diferenciados, proporcionando mais oportunidades de estudo para os profissionais e acadêmicos da região do ABC. Outro ponto abordado foi a importância da interdisciplinaridade nos diferentes cursos, com a participação de professores de diferentes instituições e com visões diversas a respeito do Direito. Em termos de inovação, a professora afirma que também serão avaliadas opções de cursos na modalidade EAD (ensino à distância).
 
A respeito da nomeação, a nova coordenadora afirmou que foi uma surpresa, já que a faculdade possui diversos professores com qualidade e perfil para assumir a função, mas que aceitou o desafio com grande satisfação. “Acredito que, para a escolha, o Dr. Rodrigo tenha levado em conta o meu currículo, a minha dedicação e a minha trajetória no setor acadêmico. Abracei a carreira docente com bastante certeza e descobri que tinha mais a ver comigo do que a advocacia. Sou feliz nessa minha função, por mais que eu me preocupe com a carreira de professor no cenário como o que temos no país”, declarou.
 
Atualmente, a Direito São Bernardo oferece cursos de especialização nas seguintes áreas: Direito e Relações do Trabalho (13ª Turma); Direito Tributário (8ª Turma); Direito Processual Civil (8ª Turma); Direito Previdenciário (5ª Turma); Direito e Operações Imobiliárias (3ª Turma); Direito Empresarial (2ª Turma); Direito do Consumidor e Estudo Sistemático da Legislação de Consumo (2ª Turma); Direitos Difusos e Coletivos (1ª Turma); Direito Tributário Internacional (1ª Turma).
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama