Direito São Bernardo realiza cerimônia de posse da nova Diretoria
Terça-feira, 14 de março de 2017
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realizou, no dia 13 de março, às 19h, a cerimônia de posse da nova Diretoria, representada pelo Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, diretor, e pelo Prof. Hélcio Maciel França Madeira, vice-diretor. O evento foi prestigiado por autoridades do município de São Bernardo do Campo e de cidades vizinhas. Participaram da mesa da solenidade: o Prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; o presidente da Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, vereador Pery Cartola; o presidente da 39ª subseção da OAB de São Bernardo do Campo, Dr. Luis Ricardo Vasques Davanzo; o desembargador do TRE e professor da FDSBC, Carlos Eduardo Cauduro Padin; o desembargador aposentado e ex-professor da FDSBC, Otacílio Ferraz Felisardo. Também estiveram presentes na cerimônia a Ex-Diretora professora Eliana Borges Cardoso e os Ex-Vice Diretores Professores Elizabeth Vicentina De Gennari e Francisco Neves Coelho.
 
 
Durante o discurso de posse, o Dr. Rodrigo Gago ressaltou que sua nomeação não foi uma conquista individual, mas sim a vitória de um grupo de professores, funcionários e alunos que, mobilizados e preocupados com o destino da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pretendem contribuir ativamente para uma gestão participativa da instituição. O novo diretor da Direito São Bernardo falou também a respeito das expectativas e projetos para seu mandato.
 
“O dia de hoje é um dia de intensa comemoração, mas que repercute em inúmeros desafios. A faculdade precisa e buscará se modernizar. Vamos implementar a meritocracia, buscar melhor atender a sociedade são bernardense e evoluir no que se refere à qualidade de ensino da faculdade. Buscaremos ampliar nossa atuação através de cursos de ensino à distância e do mestrado acadêmico, ou seja, a instituição vai se modernizar. A faculdade tem 52 anos, é referência, mas precisa de ajustes, e o nosso desafio é a implementação desses ajustes em todas as searas, tanto no que se refere à qualificação do corpo docente, como na melhoria da estrutura, culminando na melhor prestação de serviço público de ensino”, declarou o diretor.
 
O prefeito de São Bernardo do Campo ressaltou a importância dos serviços prestados pela faculdade aos cidadãos, falou sobre a responsabilidade dos gestores da instituição e prometeu apoio à nova gestão, atuando como um aliado para a realização de melhorias. Ele ressaltou ainda que fez dois pedidos ao Dr. Rodrigo em relação a sua atuação: que unisse a faculdade e que implementasse os princípios exigidos pela sociedade, entre eles, a meritocracia. “Estou muito confiante com o Dr. Rodrigo e com Dr. Hélcio, certamente terão uma gestão bastante exitosa e muito realizadora”, afirmou Orlando Morando.
 
Segundo o Dr. Hélcio, novo vice-diretor, a nova gestão terá inúmeros desafios, entre eles, o de desenvolver a pesquisa na faculdade e fazer com que seja aplicada na realidade de São Bernardo do Campo. “É um grande desafio, sair dos escaninhos, da biblioteca, dos livros e da docência, pois leciono e pesquiso bastante, para enfrentar problemas de gestão universitária. Darei as minhas melhores forças para contribuir com o diretor”.
 
Para o vereador Pery Cartola, a importância da faculdade é enorme frente ao município. “Temos uma das maiores faculdades do Brasil e é uma honra muito grande, para mim, não só como chefe do parlamento do poder legislativo, mas também como cidadão. Tenho familiares que cursaram essa faculdade, inclusive minha filha, que está estudando Direito. Espero que, com a posse do diretor Rodrigo, haja uma injeção de ânimo na instituição, nos seus quadros, na reorganização, não só na parte acadêmica, mas na infraestrutura. No que depender do legislativo, estamos à disposição para aprovar projetos e trazer recursos para deixar essa faculdade a melhor possível”, declarou.

 
O presidente da OAB-SBC, Dr. Davanzo, também deixou seu apoio ao novo diretor em nome da entidade. “O princípio da democracia é a alternância do poder e viemos aqui, em nome da advocacia são bernardense, trazer o nosso abraço, trazer a nossa disposição, nossa parceria, em colocar a Ordem dos Advogados de São Bernardo à disposição da Faculdade de Direito. Acreditamos que o prefeito Orlando Morando fez uma boa escolha na pessoa do Dr. Rodrigo Gago, como também do nosso agora vice-diretor, Dr. Hélcio”, ressaltou o advogado.
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama