Direito São Bernardo promove 2º Encontro sobre os Direitos da Criança e do Adolescente
Segunda-feira, 20 de março de 2017.
O encontro traz o tema “Violência doméstica em face da criança e do adolescente: um grito de socorro!” e terá a participação da Dra. Thais Dantas, do Dr. Giancarlo Silkunas Vay e da psicóloga Patrícia Vendramim.
 
A violência doméstica contra a crianças e adolescentes pode ser caracterizada como uma ação ou omissão praticada pelos pais ou responsáveis, envolvendo agressão física, psicológica, negligência e até em abuso e sexual. A questão se configura como um dos problemas mais relevantes na sociedade atual. Pode ser encontrado em todas as classes sociais, desde as menos privilegiadas até as mais abastadas e atinge grande número de crianças e adolescentes diariamente no Brasil e no mundo, tanto no núcleo familiar quanto fora dele. Para promover uma discussão sobre o assunto, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo vai realizar, no dia 1º de abril (sábado), às 13h30, o seu 2º Encontro Sobre Direito da Criança e do Adolescente.
 
A abertura do evento será realizada pela Dra. Thais Dantas. A palestrante é Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e advogada do projeto “Prioridade Absoluta”, do Instituto Alana. Ela falará sobre o projeto e sobre o Marco Legal da Primeira Infância, além de apresentar um trecho do documentário “O Começo da Vida”.
 
A primeira palestra será ministrada pelo Dr. Giancarlo Silkunas Vay, que abordará o tema “A atuação do Defensor Público no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica”. O convidado é defensor público do Estado de São Paulo com atuação na área da infância e da juventude em Santo André. Atua também como professor de Direito da Infância e Juventude no Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos. Além disso, é presidente do Grupo de Trabalho de Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2015/2016).
 
A segunda palestra será proferida pela Dra. Patrícia Vendramim, que falará sobre “Violência contra crianças e adolescentes: Conhecendo sua Psicodinâmica e a atuação do Psicólogo Judiciário”. A palestrante é mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP, com aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Relação Pais-Bebê pelo Instituto Sedes Sapientiae. Além disso, é membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, psicóloga judiciária do Tribunal de Justiça de São Paulo e psicóloga clínica.
 
Para a coordenadora do evento, Profa. Dra. Denise Auad, promover esse tipo de evento é importante para provocar uma reflexão sobre a gravidade da violência doméstica contra crianças e adolescentes e incentivar caminhos de superação deste problema que assola todas as camadas sociais, mas atinge com mais rigor famílias em situação de vulnerabilidade social, marcadas pela pobreza. “Quando a própria família é um núcleo de violência, subverte-se e macula-se indevidamente o conceito tão fundamental e importante de que a família é o berço de amor para o desenvolvimento do ser humano”, ressaltou a professora. 
 
Após as palestras, haverá debates com a participação dos professores da Direito São Bernardo: Prof. Dr. Clilton Guimarães dos Santos e Profa. Dra. Denise Auad. Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição pelo site da Instituição (www.direitosbc.br) entre os dias 20 e 29 de março. Vagas limitadas.
 
Serviço:
II Encontro Sobre os Direitos da Criança e do Adolescente da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo;
Data: 01/04/2017 – sábado; das 13h30 às 17h30;
Local: Anfiteatro da FDSBC, com transmissão simultânea para dois auditórios; Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo – SP;
Inscrições: de 20 a 29 de março, somente pela internet, no site www.direitosbc.br;
Investimento: Alunos: R$14; Público Externo: R$23.
 

ATENÇÃO ALUNOS! Para realizar a inscrição, acesse a Área do Aluno e selecione o item "Inscrições" disponibilizado no menu lateral.

Ex- alunos e público externo, cliquem no botão abaixo para realizar a inscrição;

 
 
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama