Prof. Dr. Ruy Coppola Junior assume coordenação da Semanajur
Segunda-feira, 22 de maio de 2017.
A Semanajur é o evento mais importante da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, reunindo, ano após ano, renomados profissionais do Direito e estudantes para debates acerca de temas jurídicos de grande relevância para toda a sociedade. Neste ano, o evento contará com novidades. Com a coordenação a cargo do Prof. Dr. Ruy Coppola Junior, professor titular de Direito Comercial III, novas atividades já estão sendo planejadas e organizadas.
 
“A faculdade promove inúmeras atividades no decorrer do ano letivo, encontros jurídicos temáticos de altíssima qualidade, com palestrantes renomados, brilhantemente organizados pela nossa Instituição. Não só por sua duração, mas principalmente por sua extensão, a Semanajur deve ser o maior desses eventos, o ponto mais alto do congraçamento acadêmico de nossa instituição e, quiçá, de toda comunidade acadêmica da região. Então, assumir essa coordenação é algo que traz um desafio muito grande”, declarou o professor.
 
De acordo com o novo coordenador, os planos para a Semanajur são muitos e alguns serão implementados já neste ano. A ideia central é fazer do evento um momento de congraçamento de toda a comunidade acadêmica. “Isso somente será possível com uma mudança de foco, trazendo o aluno para o centro do evento. O aluno não pode ser mero espectador periférico de um evento como esse. A questão é como promover essa mudança, e um bom exemplo é o grande empenho e empolgação dos estudantes que fizeram parte do Tribunal do Júri Simulado nos anos anteriores. Ali, eles são a figura central. Obviamente, vamos repetir a experiência e ampliá-la”.
 
O professor explica que, em curto prazo, existe a ideia de se promover também a simulação de arbitragem, sob a coordenação da Profª. Elisabeth V. De Gennari, professora titular de Direito Processual Civil II e III e Prática Jurídica Civil, e até mesmo a criação de uma competição de debates, amplamente difundida nas faculdades de direito mundo afora, mas ainda pouquíssimo explorada no Brasil.
 
“Além disso, como já existem diversos encontros temáticos ao longo do ano, entendemos melhor não mais vincular a Semanajur a um tema específico, já que este agradaria gregos, mas não troianos, e procurar promover palestras, debates, sabatinas, etc, sobre temas que sejam do interesse de todos, e estejam diretamente vinculados à nossa realidade cotidiana”, ressaltou o novo coordenador do evento.
 
O professor Ruy já atuou como coordenador do Estágio Profissional de Advocacia – EPA e, nesta nova função, deseja contribuir com o aprimoramento da Semanajur, com a ampliação de uma mentalidade participativa. Ele agradeceu pela confiança do Diretor da Instituição, Prof. Dr. Rodrigo Gago Freitas Vale Barbosa, e pelo apoio dos demais professores.
 
Novos Coordenadores – Com o início da Gestão 2017-2019 na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, as Coordenadorias das diversas áreas da instituição estão passando por um processo de renovação. Durante este ano, a Coordenação Pedagógica da Graduação foi assumida pelo Prof. Dr. Marcelo Koch Vaz, e a Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação passou para a Profa. Dra. Nélida Cristina dos Santos. Ambos instituíram novos objetivos e projetos para a Faculdade. Já a Profa. Dra. Clarisse Assalim assumiu a Coordenação Didática e de Nivelamento, e o Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Junior, a Coordenação de Carreiras Jurídicas. Demais alterações nas representações e projetos das Coordenadorias da Faculdade serão anunciadas por este canal. Acompanhe!
FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2012. Desenvolvido por: Grupo Makiyama